Janis Chapman

Poxa! Alguém pode até achar que eu errei o título, ou pensar que tô maluca. Mas, é isso mesmo!?! Não há engano nenhum:


JANIS CHAPMAN


Tá certo que a Janis Joplin é diferente da Tracy Chapman. Isso é fato! Pode até ser que uma não tenha nada a ver com a outra. Mas a música é algo muito maior. E com certeza, é algo que ambas têm em comum.

*** Escolhi dois vídeos, um de cada cantora só pra notar as diferenças e semelhanças. Se é que elas existem.


At This Point in My Life - Tracy Chapman



Janis Joplin - Piece of my heart



Se, por um lado, a Janis Joplin teve uma carreira super rápida, interrompida aos 27 anos, o contrário aconteceu com a Tracy Chapman. Janis nasceu no Texas em 1943 e começou a carreira cantando country e blues na década de 60. Já a Tracy é de Cleveland, Ohio, e nasceu em 30 de março de 1964. Bom! É uma diferença significativa tanto de estilo quanto de época.

Tracy é uma cantora tímida e está longe das performances de Janis Joplin, suas músicas são simples e fáceis de ouvir, porém suas letras são carregadas de mensagens. Alcançou o sucesso cedo. Chapman começou a carreira ainda jovem, com apenas 18 anos. A música Fast Car foi uma das canções que impulsionou sua carreira. De fato, não é possível ouvir suas canções, interpretadas com uma voz autêntica, e não se encantar com a emoção, reflexões sociais e culturais que a cantora transmite no palco. Com certeza, ela canta com a alma. Em relação a suas atuações públicas, a cantora participou da festa de 70 anos de Nelson Mandela. Sendo uma figura da música reconhecida da década de 80.


Janis Lee Joplin uma das principais cantoras do final da década de 60. Encantou com canções de rock, blues, folk. Sua voz era também um de seus diferenciais. Potente, transgressora e com atitude. Não é por menos que suas músicas são consideradas clássicos do rock. Longe da timidez de Chapman, Janis viveu a vida intensamente, tanto que morreu aos 27 de uma overdose de heroína. No contexto histórico nos deparamos com o movimento Hippie e a liberdade. Teve uma carreira muito rápida, mas é bem mais reconhecida que Chapman. Sua voz encantou a todos, uma mistura de rouquidão com sensualidade. Janis também cantava com intensidade, com a alma. Janis iria completar 65 anos em 2008. Sobre as atitudes públicas nos deparamos com uma pessoa nada preconceituosa que ousou romper barreiras racistas.

Se de um lado temos muitas diferenças, como disse anteriormente, ambas são cantoras que fizeram sucesso. Cada uma em sua época e com seu estilo. A voz forte e a determinação podem ser algo que as una. Se não achou nada em comum. Fique tranquilo. Pode ser que tenha forçado um pouco a barra. Porém ambas, hoje, ainda inspiram mentes e corações com suas vozes roucas, graves e imponentes. Isso ninguém pode negar.

5 comentários:

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

7 de novembro de 2008 às 16:58

Boas Escolhas....
As duas são cantoras sensacionais.
Tracy, eu diria, mais música..
Janis, eu diria, mais atitude..

  Unknown

9 de novembro de 2008 às 13:25

Woww!!! Adorei o post! Mas sabe que eu (descendente de Janis Joplin na terra, como diz a Luana..rs) sou suspeita pra falar sobre esse assunto né. Então quero dizer que, apesar da voz e estilos um pouco diferentes, a combinação de música e atitude, conforme o post da lulu, seria perfeita.
Também adorei a escolha da música da Janis, que é uma das que eu mais gosto, depois de “Me and Bobby Mc Gee” e “Try”. E por ultimo quero ressaltar a irreverência dessas duas cantoras maravilhosas, na minha opinião, claro. E só de curiosidade, Chapman foi uma garota prodígio, tocava guitarra e escrevia canções aos 11 anos, sem contar que se destacou pelas suas preocupações com os direitos humanos, anistia internacional e questões raciais.

Termino ao som de “baby can I hold you” de Chapman! Me fez reviver bons momentos! Hehe..

  Unknown

9 de novembro de 2008 às 14:44

Bem criativo o texto. Acho que as duas tem em comum é a determinação e paixão pela música.
Vc poderia ter escolhido Baby Can I Hold You da Tracy. Mas vc sempre diz que as pessoas associam a cantora a esta música, mesmo sendo muito bonita. Foi por isso que não escolheu ela?

  Alba ... vivendo em busca dos sonhos

11 de novembro de 2008 às 10:24

Ou! Até pensei em postar o vídeo da música Baby Can I Hold You. Que acho lindissíma. E tinha o vídeo que dava pra comparar a performance das duas. Mas, a Tracy tem muitas outras músicas muuito bonitas: Fast Car, Crossroads, Over In Love, Three Little Birds, Sing For You, Smoke And Ashes, Mountains O' Things, Never Yours, New Beginning, Nothing Yet, Oh Holy Night, Paper And Ink, Open Arms e a própria At This Point In My Life.
Só pra variar um pouquinho!

..."Forgive me!
Is all that you can't say?
Years gone by and still
Words don't come easily
Like forgive me
Forgive me"...

  Unknown

14 de novembro de 2008 às 12:58

demorei... mas ouvi as músicas e pude me encantar com essas vozes maravilhosas...

bom, o q eu senti ouvindo a música da Chapman foi uma tranquilidade, sossego e vontade de viajar pelo mundo afora sem destino e sem compromisso... jah na música da Joplin, senti vibração, energia, alegria, vontade de cantar o dia inteiro...

são realmente duas canções bem diferentes... mas muito iguais quando vemos que conseguem emocionar seus ouvintes...

gostei mtu das músicas e do post tb, fantástico!

abç.