S.O.S - SC

Parece cena de filme. Mas é pura realidade. Santa Catarina está desolada. E a imagem é a mais real possível. Infelizmente.



Quando me deparei com a cena de desolação causada pelas chuvas em Santa Catarina, nestes últimos dias, lembrei do Saramago e de Ensaio sobre a cegueira, principalmente, da cena em que as lojas são saqueadas. Em que a fome e o extinto de sobrevivência falam mais alto. No caso de ambos, a chuva é um personagem comum. Tanto no livro quanto em Santa Catarina. Contudo, a chuva no estado brasileiro fez estragos, vitimou pessoas e destroçou casas. E, a chuva, em ensaio, é o que faltava para reavivar o instinto humano que estava perdido. Perder tudo o que se tem, conquista de muitos anos de trabalho. Perder a visão. Não ver o mundo, suas formas e cores. Não ter nada, se ver perdido, ilhado em incertezas. Parei para pensar que talvez a realidade não esteja tão distante da ficção. Talvez se completem. Estejam ligadas. O instinto de sobrevivência fala mais alto. Mas a humanidade se expressa por meio da solidariedade. Do ato humano, de ajudar o outro. Sem esquecer que a humanidade não pode ser perdida, pois está incutida em nós. Pode ser que, por um momento, para que a humanidade seja resgatada. A solidariedade tenha que renascer.

3 comentários:

  Unknown

30 de novembro de 2008 às 15:51

ótimo post e muito boa comparação!

Quanto ao ato de solidariedade, a cegueira também paira sobre muitos de nós. E pensando bem, talvez a realidade não esteja mesmo tão distante da ficção, mas o drama desta vez infelizmente é real.

  Unknown

30 de novembro de 2008 às 22:10

Solidariedade é a palavra da vez. Os brasileiros o são e muito. Só vc para lembrar de Ensaio sobre a cegueira. Foi uma excelente comparação. Gosto muito de ler seus textos. Continue escrevendo que vc vai longe. E as garotas do blog também. ótima opção de leitura.

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

30 de novembro de 2008 às 22:45

a propósito o Fantástico hj fez um trabalho excelente chamando as pessoas para contribuir....há tempos não vejo a globo empenhada em uma causa justa, com intenções e objetivos publicamente aceitos!!!


ótimo post!! o resgate da solidariedade deve surgir do simples fato de nos lembrarmos q somos seres humanos, frágeis e expostos, inclusive, à fúria da natureza.