A demoniocracia do capetalismo

Afinal, a culpa é sempre do capitalismo, não é mesmo?!


Muita gente fala em democracia, mas a força financeira tem sempre o poder de corromper tudo. E você, acha que é racional pensar em democracia numa sociedade capitalista??
Pelo sim ou pelo não, "Ética", "Democracia", "Cidadania", "Igualdade", "Liberdade", entre outras expressões, são somente argumentos inúteis que nada dizem, apenas ocupam espaço na mídia e nos discursos, enquanto o poder econômico é visto como militante da ditadura, espalhando o terror do holocausto na humanidade.

Foi-se os tempos de brilho intelectual das décadas passadas. Hoje, em pleno século XXI, vivemos uma mediocridade neoliberal que só produz o rebotalho, capaz de proferir por trás de uma verborragia absolutamente supérflua. Toda a economia deste começo de século volta-se a uma redução do horizonte epistemológico aos interesses do capital especulativo em detrimento do ser humano que vive, trabalha e ama (ou pelo menos tenta ser como tal).

Engana-se quem acha que foi abolida a escravidão. Hoje, muitos homens trabalham para ser escravos modernos, submissos do capitalismo. Trabalham para ganhar dinheiro ou para acreditar que ganham. A verdade é que a esmagadora maioria da nossa classe trabalhadora já nasce escrava, cresce no pelourinho da rotina, com os açoites ardentes do capitão-do-mato (patrão), trabalha no eito do escritório, com algozes como companheiros de lida, e morre no anonimato da nulidade.


A história se repete todos os dias e o povo está cansado deste fascismo democrático, instaurado pela nossa “demoniocracia”. Mas diante das dores que assolam o mundo ninguém se pergunta, afinal, de quem é a culpa??

Não! A culpa não é do capitalismo! Poderia até me ater a explicar brevemente o seu conceito, assim como isto poderia também me levar a analisar do mesmo modo as religiões, o comunismo, o socialismo, etc. e ver que a culpa não são das idéias. A culpa é que, depois disso tudo, há o homem, o eterno pecado original! (e criador do nosso sistema capitalista)

Quero deixar claro que não cabe aqui a discussão da minha posição a favor ou contra o sistema, mas sim mostrar que ele se estende ao caráter humano. E para que se possa consolidar qualquer ideologia que se proponha a regular ou impor a conduta humana, é necessário uma certa confiança no ser humano, e é aí que começa meu ceticismo, pois até agora a história revela que Hobbes tinha mesmo razão (infelizmente) quando dizia "homo homini lupus" (o homem é o lobo do homem).

7 comentários:

  Alba ... vivendo em busca dos sonhos

15 de novembro de 2008 às 21:21

Adorei a foto, sensacional!

A época do idealismo, do valor total a liberdade, igualdade e fraternidade. Em que homens (no sentido amplo da palavra - que engloba o ser humano) lutavam até a morte por um ideal já está distante...

Claro que todo sistema terá sua oposição, mas é preciso pensar que o capitalismo está se auto-destruindo.

Não sei se o sistema pode corromper as pessoas, talvez seja apenas uma desculpa nossa. Isso porque se nossos valores são maiores que estes sistemas - como já existiram outros que caíram é provável que ocorra o mesmo com o capitalismo - não deveríamos ser maiores e mais nobres do que ele?

Se falo em democracia e não faço nada pela minha sociedade como posso criticar um sistema?

Talvez! seja a hipocrisia humana, da motivação intrínseca.

Se falo em liberdade e igualdade. Posso subjugar alguém?

Se a máxima fosse "cada povo tem o sistema que merece", não seria de todo inverdade...

O capitalismo existe pois o alimentamos. E se o condenamos somos hipócritas.

Vivemos numa sociedade excludente, egocêntrica e individualista.

Que penaliza-se com a miséria e pobreza, mas esquece da mesma porque não há tempo para pensar. Apenas para correr atrás do capital, que rege nosso cotidiano.

Talvez! nunca exista um sistema que equilibre e harmonize a sociedade.

Talvez! fosse melhor nos mesmos, alimentarmos os antigos valores, mas claro se acreditarmos neles de fato.

Não sei se confio no homem, nem em suas ações. A cada dia passo a acreditar em seres humanos que me mostram a vida de outra forma. Pessoas que tentam resgatar certos valores. Humanos que não se atém a falácia contra o sistema, muito menos o idolatra.

ótimo post, como sempre!

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

16 de novembro de 2008 às 10:25

O sistema ideal é o NÃO SISTEMA!!!


ps> adorei o caPEtalismo...sensacional!

  Anônimo

16 de novembro de 2008 às 11:53

Concordo quando diz que o trabalhador é escravo do capitalista, pois o trabalhador vende sua pessoa e sua liberdade por um determinado tempo. O trabalhador está em uma posição de escravo por causa da terrível ameaça de fome que diariamente paira sobre sua cabeça e sobre sua família, forçando-o a aceitar qualquer condição que lhe for imposta pelos cálculos gananciosos do capitalista, do industrial, do empregador. A verdade é que toda a vida do trabalhador torna-se (sob o capitalismo) simplesmente uma contínua e angustiante sucessão de condições, clausuras e termos de servidão. E infelizmente não vejo como se libertar dessa sina.

Parabéns, adorei a comparação e a metáfora.

  Alba ... vivendo em busca dos sonhos

16 de novembro de 2008 às 16:22

Do The Evolution, Poli.

I'm at peace, I'm the man
Buying stocks on the day of the crash
On the loose, I'm a truck
All the rolling hills, I'll flatten 'em out, yeah
It's herd behavior, uh huh
It's evolution, baby


Admire me, admire my home
Admire my son, he's my clone
Yeah, yeah, yeah, yeah
This land is mine, this land is free
I'll do what I want but irresponsibly
It's evolution, baby

Woo...
I'm ahead, I'm a man
I'm the first mammal to wear pants, yeah
I'm at peace with my lust
I can kill 'cause in God I trust, yeah
It's evolution, baby

*** Pearl Jam

  Unknown

24 de novembro de 2008 às 16:01

o q seria de nós sem o sistema capetalista?? naum consigo imaginar!!

nos identificamos tanto com ele justamente por causa da semelhança entre sua engrenagem e a nossa essência; no fundo, nem homem, nem sistema são confiáveis... nos contentamos com a manipulação que nos eh imposta, achamos suficiente conhecer o mínimo das pessoas... se nos envolvemos mtu nos tornamos (mais) dependentes...

ótimo post.

  giu

24 de novembro de 2008 às 16:25

o homem é o lobo-mau do homem...

  Unknown

30 de novembro de 2008 às 22:06

sempre vai existir um sistema e nós vamos estar presos a ele.
Excelente reflexão!