O clássico do marketing político: David Axelrod ou Joseph Goebbels?


E na sua opnião, qual o melhor marketeiro da história?
A pergunta acima foi retirada de um artigo escrito pelo designer e escritor do blog "Advertido", Gabriel Jacob. Vários são os assuntos que preencheram e continuam dando pano pra manga nos noticiários durante esse ano, e não estou falando de Daniel Dantas, nem Celso Pitta, muito menos da Dercy, pobre alma milenar que voltou a seu planeta de origem. Falo de algo que pode mudar a atitude de muito norte-americano a partir do final do ano que são as eleições para o novo presidente dos EUA.
Com certeza não poderia deixar de falar de campanha eleitoral e verbal, coisa que político sabe fazer melhor do que ninguém.
Durante a história, tivemos grandes homens que desempenharam um trabalho grandioso neste segmento. Um deles é Joseph Goebbels, “Ministro da Propaganda” do governo Nazista, admirável, não pela sua ideologia, mas pela sua capacidade de fazer um único líder (Hitler) mobilizar milhões de pessoas por uma causa nada convencional. O que quero chamar atenção, hoje, é para uma análise do incomparável design - e marketing - de uma das melhores e mais bem produzidas campanhas políticas dos ultimos tempos, feita pelo marketeiro David Axelrod, para o canditado a presidência dos EUA Barak Obama.

Antes de começar, você sabe quanto tempo a Coca-Cola levou para vender pingentes, brindes, ter sua marca como "grife" fora de seus produtos? E para criar uma legião de fanboys, dispostos a mostrar o "amor pela marca"?

Pense nisso. Não é uma tarefa fácil.

Muito está sendo falado da influência e impacto que a internet e as redes sociais online podem ter sobre a política. De como essas ferramentas podem ser utilizadas pelos candidatos a um cargo público para estabelecerem uma relação direta com seu eleitorado. A campanha do senador Barack Obama criou uma rede social própria. Isso é uma solução inteligente e bom aproveitamento da tecnologia. Muito mais inteligente do que enviar mala direta para dois milhões de pessoas ou propagandear sites alheios e redes sociais... Além disso, o design gráfico também merece destaque. Obama criou uma própria grife, personalizada, levando a identidade visual da sua campanha. Nenhum outro canditado tem a presença tão forte devido a marca como Barak, que para os designers de hoje é algo relevante.
As várias mídias atingidas também incluem vídeos/jingles que são melhores do que muito CD que é lançado por aí, e conta com a participação de diversas celebridades.

Bom...ganhando ou não as eleições, com certeza a campanha política de Barak Obama vai entrar para a história. E o mais interessante são os resultados atingidos com um ótimo trabalho de design e desenvolvimento web. Sem duvida é uma grande oportunidade para agencias digitais nas proximas eleições aqui no Brasil. Quem sabe até lá os candidados brasileiros não se dão conta da importância de uma boa comunicação visual?!

3 comentários:

  Alba ... vivendo em busca dos sonhos

8 de outubro de 2008 às 12:31

É difícil responder qual foi o maior marketeiro da história!

Mas pensar no valor da comunicação visual, do marketing, da assessoria de imprensa e, enfim, no bom uso da comunicação é de seu caráter indispensávelnão é tão complicado. Construir, consolidar e desenvolver uma imagem não é uma tarefa muito fácil. Mas com certeza, na atualidade, temos mais ferramentas e possibilidades para conquistar tal objetivo.

Ótimo texto, boa reflexão e conexão interessante.

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

8 de outubro de 2008 às 13:16

O mkt politico é mais do que um trabalho isolado é decisão profissional.
O marketeiros constroem campanhas e levam cosigo uam construção profisisonal na área.

Poli,
Você verá em "A toca dos leões" que washington oliveto optou por não se envolver com mkt político (diferente de Duda Mendonça citado por oliveto). O publicitário cita a carreira como um caminho sem volta, onde envolvimento, competência e "ESTÔMAGO" são necessários.

Mto bom seu post!!Acho que camapanha de Barak mostrou eficácia e se configura como um case importante na atualidade.

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

8 de outubro de 2008 às 13:16

O mkt politico é mais do que um trabalho isolado é decisão profissional.
O marketeiros constroem campanhas e levam cosigo uam construção profisisonal na área.

Poli,
Você verá em "A toca dos leões" que washington oliveto optou por não se envolver com mkt político (diferente de Duda Mendonça citado por oliveto). O publicitário cita a carreira como um caminho sem volta, onde envolvimento, competência e "ESTÔMAGO" são necessários.

Mto bom seu post!!Acho que camapanha de Barak mostrou eficácia e se configura como um case importante na atualidade.