Livro de Hitler ganha versão mangá no Japão


Bitte schön!

Se era bom, ficou ainda melhor! O post abaixo é destinado a nossa amiga Alba, apaixonada por quadrinhos e pelas histórias irradiantes do nosso Admirável (eu disse admirável e não adorável) artista e líder político, "führer".

Para quem já leu "Mein Kampf" (em português, Minha Luta), livro escrito na prisão por Adolf Hitler, sabe que é um ótimo livro para os adoradores de história (em particular a época conturbada do "entre-Guerras"), e para quem deseja tentar compreender um pouco a mentalidade desta personalidade que foi figura chave na evolução do mundo da forma que vemos hoje. Podemos tentar entender de onde ele tira todo aquele ódio descabido contra os judeus, como outras coisas que passam pela cabeça desse que foi um grande manipulador de massas.

O objetivo deste post é divulgar que 2 polêmicos e famosos livros acabaram de ganhar os traços do mangá no Japão. Como você, leitor, já deve estar imaginando, um deles é o Mein Kampf, que chegou às livrarias japonesas em novembro. Agora, em dezembro, é a vez de O Capital, de Karl Marx. (ps: tenho certeza que esta notícia será muito bem recebida por certas pessoas aqui, aguardem os comentários)

A iniciativa foi da editora japonesa East Press, que resolveu incluir estas duas obras na sua coleção Clássicos da Literatura em Mangá.

"A idéia é oferecer ao leitor a possibilidade de ler um clássico e entender os conceitos em apenas uma hora", explicou o editor-chefe Kosuke Maruo à BBC Brasil.

Mein Kampf é um livro polêmico, pois contém as sementes da ideologia anti-semita e nacionalista que marcou o nazismo. "A idéia não é apresentar Hitler como vilão ou herói, mas apenas mostrar quem era e o que ele pensava. Não estamos preocupados com polêmicas", disse Maruo.

O editor lembra também que o livro, cuja publicação e venda são proibidas em alguns países, já foi editado no Japão. "Além disso, todo mundo já conhece a história inteira e como os nazistas pensavam", reforça ele, que diz não ter recebido até agora nenhuma reclamação de leitor.

O mangá conta a história do líder nazista, desde a infância, até culminar na Segunda Guerra Mundial. Fala também do ódio que ele sentia pelos judeus. "Vendo a história de vida dele, não dá para achar que era uma pessoa totalmente ruim. Ele era apenas uma pessoa triste", defendeu o editor-chefe.

Entre as obras conhecidas da literatura e da filosofia que viraram mangá pela East Press estão Crime e Castigo, de Dostoiévski, Fausto, de Goethe, Rei Lear, de Shakespeare, e Guerra e Paz, de Tólstoi.

Fica aí, então, mais uma dica cultural para quem gosta de uma boa literatura!


Auf Wiedersehen!


obs: os dados acima foram retiradas de notícia divulgada no globo.com

3 comentários:

  Unknown

19 de dezembro de 2008 às 14:36

Este comentário foi removido pelo autor.
  Unknown

19 de dezembro de 2008 às 14:38

Eu tinha visto isso e achei muito louco. Louco mesmo!!

"Mein Kampf" apesar de ser contada por Hitler não cai no marasmo de ser apenas um relato histórico. Com a leitura do livro vc acaba sentindo-se um a espécie de testemunha ocular que presencia a ascensão de Adolf Hitler e tenta imaginar o porque da adoção de determinadas ações do líder alemão.

Com a publicação em mangá acredito que ganham-se muito. Isto pq possíveis leitores que não teriam a chance ou o interesse de ler tais obras acabam sendo atraídos pela leitura mais rápida e acessível das
histórias em quadrinhos. Assim, o leitor pode acabar tendo a vontade de ler a obra completa.

Várias obras de importantes já foram adaptadas para os quadrinhos. Acredito que nossa história (da humanidade) deve ser contada e propagada. E os quadrinhos são um ótimo veículo para isso.
Art Spielgman, Joe Sacco e Brian K. Vaughan, por exemplo estão aí para comprovar isso. Alias, além de ter gostado demais do post.

Poli! Excelente notícia! Tenho certeza de que é a oportunidade para vc apreciar um ótimo mangá!!

  Anônimo

19 de dezembro de 2008 às 15:26

Vou ler!
COM CERTEZA.