Desafios da vida


Gosto muito desta frase que extrai do livro "Musashi" do autor Eiji Yoshikawa que narra a saga do lendário Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai do Japão. Da sua constante busca pelo aperfeiçoamento, por sua essencia, pela sabedoria e do sentido da vida.

"O mundo é um contínuo marulhar. Pequenos peixes cantam e dançam, nadam espertamente ao sabor das ondas que vêm e vão. Quem no entanto é capaz de saber o que se passa nas recônditas profundezas desse mar sem fim? Quem algum dia já mediu sua exata profundidade."

Todos os anos a escrevo e procuro decifrar o significado de tais palavras. Até hoje não tive louvor na busca. Acho que porque cada pessoa irá encontrar aquilo que busca, o que deseja ver. Em alguns momentos da vida enxerguei a turbulência da vida. Em outros vi pessoas possuidores de almas diversas a procura da sabedoria. Outras vezes percebi que podia representar pessoas em busca de uma direção, tentando completar seu "eu". Mas percebi que decodificar estas palavras era uma tarefa impossível. Não no sentido literal da palavra...As palavras são como labirintos infindáveis. O impensável seria não mergulharem seus caminhos, não arriscar-se em seus desafios e provas. A vida é este labirinto, nós corremos o risco de fazer as escolhas certas ou erradas e, jamais, teríamos como prever o final. Acho que é o desafio que nos instiga. O incerto nos move e alimenta nossas esperanças, a cada queda. Não descobri o sentido da frase, nem qual é o maior desafio da nossa jornada. Talvez o maior desafio da vida seja depois de uma vida longa. Olhar para trás e não se arrepender de ter ariscado, ver que não se teve medo de amar apenas para evitar a dor, ter sorrido, mesmo que por dentro você estivesse destroçado. Ter perdoado mesmo que a magoa fosse gigantesca. Ter podido dormir todos os dias sem pesos nem lastimas. Enfim, posso não saber nunca qual é o maior desafio da vida. O melhor a fazer é viver bem e aproveitar a vida ao máximo, e se em alguém momento fizer algo errado levantar a cabeça e recomeçar, continuar trilhando os caminhos, decifrando os enigmais de cada fase da vida. Persistir na busca, no equilíbrio entre a razão e a emoção. Continuar a buscar da saída do labirinto que, de fato, não existe.

3 comentários:

  Unknown

8 de julho de 2008 às 10:03

Essa img tb tá no livro??

tenho qse certeza que a ilustração é do MC Escher, um dos melhores desenhistas do mundo!!!

  Luana...alma livre escalando sonhos impossíveis

8 de julho de 2008 às 10:06

"O mundo é um contínuo marulhar.
INCONSTANTES....
Pequenos peixes cantam e dançam,
AÇÕES...
nadam espertamente ao sabor das ondas que vêm e vão.
PRAZEROSAS OU NÃO...
Quem no entanto é capaz de saber o que se passa nas recônditas profundezas desse mar sem fim?
QUE TRAZEM DÚVIDAS E AFLIÇÕES...
Quem algum dia já mediu sua exata profundidade."
E NÃO NOS LEVAM A LUGAR ALGUM!

  Alba ... vivendo em busca dos sonhos

8 de julho de 2008 às 21:00

Essa img é do MC Escher!
O cara é fera d+
Escolhi de propósito!
A forma como ele trabalha a ilusão é sensacional...
Eis! um mestre verdadeiro!!